terça-feira, 1 de abril de 2008

Setor de bares e restaurantes lança campanha nacional


Panelaço

Flávia Gradowski Sampaio

Empresários e funcionários de bares e restaurantes de Curitiba lançam hoje uma campanha nacional em defesa do setor. Cerca de 300 pessoas se reunem em frente à Assembléia Legislativa do Paraná, às 14 horas, para a realização de um protesto com passeata e panelaço. Eles alertam sobre medidas impostas recentemente pelo poder público que prejudicam aos estabelecimentos. A eficiência da aplicação de tais medidas é alvo de questionamentos por parte de lideranças do setor.

A mobilização “Responsabilidade sim, Enganar o Povo Não” é um alerta do segmento à população com relação às leis e projetos que restrigem o funcionamento de bares e restaurantes. A mais recente é a Medida Provisória 415, que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas em estabelecimentos nas margens das rodovias federais. Além dessa, o protesto contra as leis que proíbem o consumo de cigarro nos bares e a que prevê horário de fechamento de bares às 23 horas, conhecida como lei seca.

O presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Paulo Solmucci Júnior, afirma que o setor não admite mais que alguns políticos continuem enganando o povo com medidas fáceis e estratégias de marketing que aparentam ser soluções, mas na verdade, escondem e mascaram o real problema, transferindo-os para os próximos gestores. O presidente acrescenta ainda que, para questões como aumento da criminalidade e violência, não há nenhum estudo que comprove a relação de causa e efeito entre fechar o bar e a solução do problema.

Para a Abrasel de nada adianta a implantação de tais medidas se a população não for conscientizada. A mobilização busca alertar sobre a forma que o poder público vem tratando a solução de problemas estruturais no País. As áres em destaque são segurança e saúde. “Medidas eleitoreiras e irresponsáveis vêm colocando em risco o emprego de mais de seis milhões de pessoas em todo o Brasil”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor-execurtivo da Abrasil-PR

Curitiba foi escolhida como a cidade sede para o lançamento nacional do movimento. A manifestação será realizada propositalmente no dia da mentira em razão das recentes decisões do governo federal serem vistas como abusivas e ineficientes pelo movimento, uma vez que, de acordo com o setor, não resolvem o centro dos problemas em discussão. Será distribuído material informativo sobre os problemas enfrentados pelo ramo e suas conseqüências, que estão ligadas diretamente com a área econômica e de geração de empregos.

O panelaço de hoje é a segunda ação do Movimento Nacional em Defesa dos Bares e Restaurantes. A primeira aconteceu, em Brasília, quando cerca de 150 lideranças do setor levaram uma carta aberta à população, ao presidente da Câmara dos Deputados. A mobilização já teve resultados concretos e despertou a atenção dos parlamentares para uma avaliação mais criteriosa sobre a eficácia da MP 415.
O protesto acontece simultaneamente em todo o Brasil. A mobilização é organizada pela Abrasel e pela Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) e conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh).

Nenhum comentário: