sexta-feira, 21 de março de 2008

Paraná é o 2.º em multas por álcool em BRs


Paraná Online
Hélio Miguel [20/03/2008]

PRF realizou 182 autuações no Paraná.
O Paraná é o segundo estado brasileiro com mais autuações de estabelecimentos por venda de bebidas alcoólicas às margens de rodovias federais. Desde que a proibição entrou em vigor, em 1.º de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no Estado 182 atuações, tendo fiscalizado cerca de 690 estabelecimentos - uma taxa de 27% de locais autuados. Também nesse período, segundo a PRF, foram concedidas 62 liminares contra a Medida Provisória (MP) 415, que instituiu a proibição.

Para Maurício Hugolino Trevisan, da comunicação social da PRF, o importante é que sejam focados os 73% de estabelecimentos dentro da lei. “A maioria, que é o que importa, está respeitando a MP”, diz, lembrando que a PRF no Paraná deve mobilizar, no feriado da Páscoa, efetivo semelhante ao utilizado na Operação Verão.

Em todo o Brasil, segundo a PRF, já são 1.642 estabelecimentos autuados, de 14.664 que foram fiscalizados. O Estado com o maior número de autuações é a Bahia, com 233 em 1.181 locais vistoriados. O Rio Grande do Sul é o que mais fiscalizou estabelecimentos: 2.513. E Minas Gerais aparece em terceiro lugar, tanto em autuações (143) quanto em fiscalizações (1.103).

Dos estados que aparecem no ranking da PRF, o Paraná acabou sendo o que ficou com a maior taxa de estabelecimentos irregulares: cerca de 27%, contra 20% na Bahia e 13% em Minas Gerais. A PRF não divulgou, porém, detalhes dos outros estados.

Sobre as liminares, Trevisan lembra que algumas já foram derrubadas. “Mas a maioria ainda está vigorando”, informa. “E estamos respeitando todas elas”. O descumprimento da MP implica multa de R$ 1,5 mil. A reincidência dobra o valor.

A Operação Semana Santa da PRF tem início hoje e vai até domingo.

Nenhum comentário: